Estratégias de investimento em 2022 e 2023 a partir do cenário atual econômico
Há muitas estratégias de investimento que os indivíduos podem usar para tentar maximizar seu retorno enquanto minimizam seus riscos. Algumas estratégias comuns incluem investir em uma combinação diversificada de ativos, investir em ativos com menor risco e investir em ativos com maior retorno potencial.
A diversificação é frequentemente utilizada como um meio de reduzir o risco, pois ao investir em uma mistura de ativos, um indivíduo pode tentar reduzir a probabilidade de que o desempenho de sua carteira de investimentos seja grandemente impactado pelo desempenho de qualquer ativo em particular.
Investir em ativos com menor risco também é uma abordagem válida. Embora estes ativos possam não ter o potencial de gerar os mesmos retornos elevados que os ativos mais voláteis, eles também tendem a ter menos probabilidade de sofrer fortes quedas no valor.
Agora, investir em ativos com maior potencial de retorno é uma forma um tanto quanto ousada de aumentar as chances de se obter um bom retorno sobre o investimento. Embora haja sempre o potencial de perda de valor desses ativos, o potencial de atingir um alto retorno pode fazê-los valer a pena o risco.
Quando se trata de investir, sempre haverá incertezas. No entanto, há algumas coisas que podemos dizer com relativa precisão sobre o que os próximos meses poderão deter.
Para começar, podemos esperar que as taxas de juros permaneçam inferiores a 4% nos EUA. Apesar da alta nos juros recente, é provável que, em algum momento, o Fed inverta sua política monetária devido ao risco de recessão. Ou seja, o momento de fazer um investimento em ações e ativos voláteis como criptomoedas pode estar se aproximando. Isto pode não ser ideal para todos, mas cria oportunidades para aqueles que estão dispostos a assumir um pouco mais de risco.
À medida que avançamos em 2022, podemos continuar vendor também um aumento na inflação, mas que provavelmente irá se reduzir em algum ponto, pois os gargalos logísticos nos portos e a produtividade na indústria estão se recuperando. Em vista disso, commodities como ouro podem ser uma boa opção.
Como a maioria das pessoas sabe, a inflação é quando os preços sobem e o poder de compra de uma moeda cai. O principal motor da inflação é a taxa de juros; quando as taxas são altas, o dinheiro se torna mais caro para emprestar, o que por sua vez aumenta o preço dos bens e serviços.
Para combater a inflação, a taxa de juros deve ser mantida baixa. Isto incentiva as pessoas a pedir dinheiro emprestado e gastá-lo, o que, por sua vez, aumenta a demanda por bens e serviços. Este aumento da demanda pressiona os preços para cima, mas o tampão contra-cíclico garante que isto não aconteça muito rapidamente.
Com a inflação sob controle, a economia pode crescer sem que os preços dos itens do dia-a-dia aumentem muito rapidamente. Isto é bom tanto para as empresas quanto para os consumidores, pois dá às empresas a certeza de que precisam investir, e mantém o custo de vida administrável para os consumidores.
Naturalmente, manter as taxas de juros baixas não é a única ferramenta disponível para combater a inflação. O governo também pode usar a política fiscal para ajudar a esfriar a economia, mas isso geralmente é menos eficaz do que a política monetária.
A taxa de juros é a principal ferramenta disponível para combater a inflação no momento, além do QT. Ao manter as taxas baixas, a economia pode crescer sem que os preços subam muito rapidamente.
Obviamente, ninguém pode prever o futuro com 100% de exatidão, portanto esta análise precisa ser considerada com cuidado.